Editora DCL
Ilustrações: Davvidson França
Ano de edição: 1998
Páginas: 24
Formato: 21×26
O menino Dani brincou no balanço até ir parar num lugar em que se pode fazer tudo – o país Permitido que fica no planeta Talvez, onde também fica país Proibido, no qual nao se pode fazer nada. Essa viagem a um planeta utópico leva as crianças a refletir sobre os limites, sobre a liberdade e sobre a repressão que existem em seu próprio dia-a-dia.

A grande aventura da fada de narizinho torto
Editora Bambolê
ilustrações: Patrícia Melo
ano de edição: 2017
páginas: 48
formato: 17×25

Jasmim era uma fada diferente, que não preenchia os “padrões de beleza” aceitáveis porque tinha o narizinho torto.
Não era chamada para os trabalhos de Fadópolis e achava que a culpa era da sua aparência.
Resolveu, então, fazer um curso de poções em Bruxópolis…

Companhia Editora Nacional
Ilustrações: Elma
Ano de edição: 2007
Coleção: Patati-patatá
Páginas: 24

Pedro Polvo era um polvinho muito esperto. E o que tinha de esperteza, tinha de malandragem. Seus oito braços e uma agilidade incrível enlouqueciam a turma do fundo do mar, Então, um dia, coisas misteriosas começaram a acontecer…

Editora Scipione
Coleção: Dó-Re-Mi-Fá
Ilustrações: Leninha Lacerda
Ano de edição: 1990
Páginas: 24
Formato: 19 x 22

Entender tudo ao pé da letra é uma das possibilidades da língua. Lelé costuma fazer isso, o que acaba sendo uma brincadeira divertida! Ela também gosta de escrever bilhetinhos para si mesma, numa espécie de diário-mural. Um dia conhece Dário e fica de queixo caído…

Premio Ofélia Fontes (FNLIJ)

Editora Vozes
Ilustrações: Liana D’urso
Ano de edição: 1988
Páginas: 40
Formato: 16×23

O primeiro conto, “A revolta dos zíperes”, conta a vida destes objetos cansados de serem maltratados e ignorados e que tomam uma decisão que atrapalha a vida de muita gente! “Um plano quase perfeito” é a história de Caco, dono de um par de patins que quer trocar, mas que não tem dinheiro para isso. E bola vários planos para tentar conseguir patins novos!

Fora de catálogo

Editora Santuário
Coleção: Estórias para brincar
Ilustrações: Claudia Ramos
Ano de edição: 1993
Páginas: 24
Formato: 23,5 x 15.5

Margô se enfeitou toda, colocou a vestido de bolinhas pretas e saiu para se encontrar com Carlão. Mas, quando Carlão chegou ao encontro e surpreendeu Margô, assustando-a, assustou também as bolinhas pretas de seu vestido. A partir dai a confusão estava formada.

Fora de catálogo

Companhia Editora Nacional
Coleção: Passe Livre
Ilustrações: Marcelo d’Salete
Ano de edição: 2010
Páginas: 40
Formato: 14 X 21

Demétrio é um garoto cheio de ideias e de invenções. Certo dia, seu primo Aurélio, que ele mal conhecia, chega, de surpresa, à sua casa, onde acaba se hospedando por uns tempos. A partir daí, muita coisa vai acontecer e agitar a vida de Aurélio, Demétrio e sua família.

Editora DCL
Ilustrações: Biry Sarkis
Ano de edição: 2006
Páginas: 24
Formato: 23×23

Os animais da floresta estavam enlouquecidos. Não era para menos. Eles estavam em plena época de eleições! As primeiras desde que se conheciam por gente, ou melhor, por bichos. O governador da selva, Tião Leão, com o passar das luas, deixou de cuidar da população como devia. Foi então que os bichos criaram coragem, começaram a criticar o governo e a mostrar seu desagrado…

Ibep Jr
Coleção: Eu gosto m@is Leitura
Ilustrações: Jótah
Ano de edição: 2012
Páginas: 24
Formato: 15,5 x 22,5

O que um menino corajoso e destemido pode fazer quando assiste a uma cena de cortar o coração: descobrir que o bichinho de estimação de uma vizinha se perdeu, deixando-a completamente desesperada? Arregaçar as mangas com determinação em busca do bichinho fujão e viver uma aventura com final inesperado.

Editora Compor
Ilustrações: Letícia Gelli
Ano de edição: 1998
Páginas: 24
Formato: 19×22

Uma grande aventura é vivida por Katia e uma bolha de sabão que tem que chegar a suas terras antes do anoitecer, Clima de fantasia, suspense e magia fazem parte dessa aventura.

Casa do Farol
Editora do Brasil
Ilustrações: Bruno Nunes
Ano de edição: 2020
Páginas: 48
Formato: 21 x 16

Casa do Farol nos convida a conhecer uma casa diferente, com muitas crianças, algumas tias, nenhuma mãe e nenhum pai. Uma casa onde várias crianças esperam pelo dia em que alguém virá convidá-las a fazer parte de sua familia.

Editora: Criança Feliz
Conto: Bichinho de estimação
Ilustrações: Charles Miranda e Luis Gonçalves
Ano de edição: 2003
Páginas: 219
Acompanha CD

O livro, com mais de 100 ilustrações, traz contos de Tatiana Belinki, Machado de Assis, Lúcia Pimentel, Giselda Laporta Nicolelis, Abria Perlman, Cristina Porto, Ulisses Tavares e José Arrabal, entre outros.
Acompanha um CD com músicas inéditas compostas por Helena Cabral e Osvaldo Biancardi.

Fora de catálogo

Companhia Editora Nacional
Coleção: Passe Livre
Ilustrações: Fabio Sgroi
Ano de edição: 2010
Páginas: 40
Formato: 14 X 21

Elisa é uma menina que tirou a sorte grande. Bonita e rica, nunca teve grandes problemas na vida. Até que em uma tarde, diante de uma grande crise econômica, ela vê seu mundo ruir. Conseguirá Elisa sobreviver a muitas mudanças em sua vida? Acompanhe a trajetória dessa garota, que, aos trancos e barrancos, vai em busca de amigos verdadeiros e das coisas que realmente importam.

Editora DCL
Ilustrações: Mauricio Veneza
Ano de edição: 2003
Páginas: 48
Formato: 17×24

Durante uma viagem a Portugal, Rui e Lucinha se interessam pela história dos judeus que viviam na Península Ibérica durante a época da Inquisição e começam a pesquisar e escrever sobre o assunto. Com uma linguagem clara e objetiva, são relatados fatos significativas para a compreensão da História do Brasil, ao mesmo tempo que propõe ao adolescente uma reflexão importante sobre a necessidade da tolerância.

Edições SM
Ilustrações: Cecília Esteres
Ano de edição: 2005
Páginas: 72
Formato: 19×19

Carminha não gosta da escola onde estuda. Mas se tem uma coisa que ela adora é passear no parque com seu irmão Diogo, que tem síndrome de Down. Um dia, ela encontra com Laura, uma das garotas mais populares da escola. Laura está acompanhada por sua irmãzinha, que também tem síndrome de Down. Juntas, as meninas vão descobrir muitas coisas e Carminha vai entender que ser diferente também é legal.

Editora do Brasil
Coleção Akpalô
Ilustrações: Maria Tereza Lemos Fontão
Ano de edição: 1988
Páginas: 32
Formato: 17 x 24

Essa é a história de Tesourinha, que precisava urgentemente ser afiada. Com a ajuda dos amigos da gaveta parte para uma clínica no Reino dos Objetos Afiados e lá vive muitas aventuras. Fica novínha e brilhante e muito em dúvida se volta ou não para a gaveta de seu dono.

Fora de catálogo

Editora Planeta Infantil
Ilustrações: Orlando Pedroso
Ano de edição: 2013
Páginas: 40
Formato: 28 x 21

E se… você tivesse em sua casa um quintal mágico, onde surgissem carneiros, dragões, princesas e até países distantes?
Se você ler o livro vai conhecer a história de Vera e Bruno. Esses dois irmãos têm um quintal assim. Fica no fundo da casa deles e parece muito sem graça. Mas os irmãos passam mais tempo lá do que no quarto. E é com as palavras mágicas “E se…” que tornam tudo possível…

Editora Saraiva
Coleção Jabuti
Ilustrações: Eliza Freire
Ano de edição: 2004
Páginas: 40

Bom humor também é remédio. Quando Sandrinha não encontra nada divertido para fazer, quando até um feriado de sol vira motivo para aborrecimento, a solução é Tia Vanda! Vendaval Vanda, a tia maravilha! Tia Vanda vai mostrar que a vida é cheia de alegria, basta saber ver as coisas com olhar carinhoso. E que até uma pessoa destrambelhada e meio maluca como ela pode ensinar as doçuras e poesias da vida.

Zit Editora
Iliustrações: Thais Linhares
Ano de edição: 2010
Páginas: 36
Formato: 23 X 23

Tudo começou meio por acaso. Com um sapo que morava na lagoa e que um dia resolveu reformar sua casa e dar uma festa de inauguração para toda a bicharada. Depois da festa, nunca mais a vida dos bichos foi a mesma, todos queriam ter uma casa tão linda quanto a do sapo. Mas será que o consumismo vai destruir a vida da turma da lagoa? Até os humanos irão sentir as mudanças e querer transformar seus espaços. Este livro aborda a questão do consumismo desenfreado.
Mas será que tudo foi culpa do sapo?
Ou não?

Selecionado para o projeto “Livros na sala de aula” da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Formato Editorial
Ilustrações: Nelson Cruz
Ano de edição: 1992
Páginas: 24

Um guarda-chuva, cansado da vida que leva, de seu dono e de seus companheiros de porta-guarda-chuvas, resolve correr o mundo. E vai, levado pelo vento… Conhece outras terras, outras pessoas, outros seres e aprende que sua vida não era assim tão ruim e que, acima de tudo, “é muito bom ter um lugar para onde ir, para onde voltar”.

II Antologia Virtual Aeilij
editor: Alexandre de Castro Gomes
conto: Visitando Vó Clara
ilustsração: Felipe Campos
ano de edição: 2017
páginas: 144
formato: 23×16

Essa antologia traz contos saborosos acompanhados de receitas.
São 20 textos, 20 ilustrações e 23 receitas de autores da AEILIJ (Associação de escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil)

Companhia Editora Nacional
Coleção: Passelivre
Ilustrações: Patricia Lima
Ano de edição: 2007
Páginas: 24
Formato: 23 x 16

Há fadas de menos para habitantes de mais no planeta. Elas não estão dando conta de atender a todos os pedidos. Para resolver esse problema, fado Lucrécio tem uma idéia mágica, que vai revolucionar o mundo das fadas. Ele só não imagina que a bruxa Meleca está bolando um plano que pode estragar tudo…

Editora do Brasil
Ilustraçóes: Alice Góes
Ano de edição: 1985
Páginas: 32
Formato: 17 x 24

Carol recebe o dom de ler o pensamento dos outros e acredita que irá se divertir muito. Mas descobre que nem sempre é bom saber o que os outros pensam.

Editora do Brasil
Coleção: Puxa-puxa
Ilustrações: Lula Figueiredo
Ano de edição: 1986
Páginas: 24
Formato: 23,5 x 17,5

Joaõ e Maria se perdem no caminho para o supermercado e acabam entrando numa loja que fabrica e vende chocolates…

Fora de catálogo

Editora Scipione
Coleção: Do-Ré-Mi-Fá
Ilustrações: Claudia Scatamacchia
Ano de edição: 1988
Páginas: 24

Dona Mara é cheia de manias. Seu José é super desligado. Seus filhos, Josés e Marias, são muito parecidos. Está armada a confusão dentro desta família!

Fora de catálogo

Companhia Editora Nacional
Coleção: Passelivre
liustrações: Mariângela Haddad
Ano de edição: 2007
Páginas: 32
Formato: 23 x 16

Lulu e Totó nem piscam ao ouvir as histórias do velho avô. É uma passagem melhor que a outra… Com ele aprendem um pouco sobre os perigos da vida e a aproveitar o que ela tem de melhor! Como dizem os filhotes, “a história da vida do vô é melhor até que osso!”.

Editora Esfera
Ilustrações: Paulo Manzi
Ano de edição: 2000
Páginas: 22
Formato: 16 x 23

O que pode um velho Rei fazer quando percebe que seu reino está de cabeça para baixo? Seus ministros fazem o que querem e o povo, sem esperança, não liga mais para nada. Até que… o Rei tem uma idéia genial!

Fora de catálogo

Companhia Editorial
Coleção: Patati-patatá
Ano de edição: 2007
Páginas: 24
Formato 23×23

Ibep Jr
Coleção: Eu gostou m@is Leitura
Ilustrações: Rogério Coelho
Ano de edição: 2010
páginas: 24
Formato 23×23

Depois de ver tanta gente vir, tanta gente ir, uma menina sonha em atravessar um rio para conhecer o que há na outra margem: novos amigos, novos passeios, outros perfumes, outros sabores…

Editora Santuário
Coleção: Varanda azul
Ilustrações: Roger Mello
Ano de edição: 1993
Páginas: 48
Formato: 14 x 20

Seis pequenas histórias registram momentos da vida de uma turma de adolescentes.

Fora de catálogo

Editora Saraiva
Coleção Jabuti
Ilustrações: Alcy Linares
Ano de edição: 2003
Páginas: 64

Nove narrativas curtas, com o predomínio de narrador-personagem e discurso direto. Embora com estrutura bastante simples, as histórias encantam, pois conseguem captar o universo juvenil, registrando episódios comuns à vida dos adolescentes, como: briga entre mãe e filha, desavenças entre amigos, insegurança diante da pessoa amada, estratégias para esconder dos pais as notas baixas. Situações delicadas, como a morte, também aparecem e são narradas de forma comovente.

Editora Saraiva
Coleção Jabuti
Ilustrações: Daisy Startari
Ano de edição: 2001
Páginas: 48

Ao “olhar para dentro” de si, um avô resolve gravar suas lembranças para a família. Ao saber que o avô estava se mudando para sua casa, Fernando se revolta. Dividir seu quarto com ele? Nem pensar. Instalado de maneira improvisada na garagem, participando da rotina familiar, o avô aos poucos reconquista o neto, e com a ajuda deste grava suas impressões sobre a vida. O olhar do avô para dentro de si mesmo se transforma num depoimento emocionado, e suas histórias vão permanecer para sempre na memória da família.

Editora Cedibra
Coleção: Contos Divertidos
Ilustrações: Alcy
Ano de edição: 1984
Páginas: 14
Formato: 18 x 26

Serginho estava com o álbum de figurinhas quase completo. Bem na véspera do dia de troca seu envelope de figuras repetidas sumiu! Serginho então chamou Wilson para ajudá-lo a resolver o mistério.

Fora de catálogo

Companhia Editora Nacional
Coleção: Passelivre
Ilustrações: Fabiana Salomão
Ano de edição: 2008
Páginas: 40
Formato: 23 x 16

Você já perdeu um guarda-chuva? Se ainda não, com certeza conhece muita gente com quem isso já aconteceu. Para onde será que vão todos esses guarda-chuvas perdidos? Talvez estejam num reino muito, muito distante…

Editora Klaxon
Ilustrações: Marcelo Cipis
Ano de edição: 1982
Páginas: 24
Formato: 21.x21

Papudo era um par de sapatos de festa. Era bonito, culto e contador de vantagens. Tinha uma vida muito boa, até que, um dia, adoeceu…

Fora de catálogo

Editora Rovelle
Ilustrações: André Flauzino
Ano de edição: 2013
Páginas: 48
Formato: 22 x 20

Era uma vez uma menina que cresceu ouvindo histórias no colo da avó. Cresceu sonhando com reinos distantes, com principezinhos e gigantes, mares repletos de peixes falantes. Cresceu sonhando com máquinas do tempo, com montanhas de brigadeiros prontas para ser devoradas em todos os pontos do planeta, com respostas para perguntas não formuladas.
A menina cresceu e perdeu a proteção do colo da vovó, mas se tornou escritora. Às vezes perguntam por que mesmo ela se tornou escritora… Ela pensa um bocadinho e responde: por causa da minha avó. Só pode ser por causa da minha avó.

Editora DCL
Ilustrações: Freddy Gallan
Ano de edição: 2005
Páginas: 32
Formato: 12 x 17

Marco está prestes a fazer aniversário. Ele pede presentes inacessíveis aos pais. Quando encontra Jefferson, um menino muito pobre, Marco descobre uma realidade e um sonho bem diferente do seu: comer bastante, “até estourar’: No dia de escolher o presente, Marco resolve pedir dinheiro para os pais – ele quer comprar sozinho o que deseja. Sem que os pais desconfiem, combina com Jefferson um encontro no shopping para realizar o sonho do amigo…

Editora: Scipione
Coleção: Do Ré-Mi-Fá
Ilustrações: Helena Alexandrino
Ano de edição: 1989
Páginas: 24

A Clave de Sol era a presidente do Conselho Superior das Notas Musicais. Todo ano o conselho se reunia para falar sobre músicas, e todas as notas compareciam. Um dia, todas as notas Dó desapareceram, mas a presidente deu uma sugestão interessante para resolver esse gravíssimo problema.

Fora de catálogo

Escrita Fina edições
ilustrações: Amanda Blois
ano de edição: 2014
páginas: 40
formato: 20×28

Você já passou por alguma situação de bullying?
Este livro traz um alerta sobre esse mal que insiste em nos rodear.

Companhia Editora Nacional
Coleção: Patati patatá
Ilustrações: Denise Nascimento
Ano de edição: 2007
Páginas: 24
Formato: 23 x 23

O que você vai ser quando crescer? Levante a mão quem nunca ouviu essa pergunta! Em uma tarde chuvosa, a turma estava esparramada no quarto do Beto, jogando conversa fora, imaginando o futuro e sonhando acordada.

Editora Compor
Ilustrações: Edna de Castro
Ano de edição: 1998
Páginas: 24
Formato: 19 x 22

Provavelmente a professora não imaginava quanta agitação iria causar uma idéia simples, mas não-convencional. A turma, que no princípio achava que ela tinha ficado maluca, descobre novos valores e entende a importância de se deixar marcas nessa vida.

Editora Harbra
Conto: A foto
Ilustrações: Kantori
Ano de edição: 2005
Páginas; 64
Formato: 13,5 x 20,5

Os leitores vão se encantar com os contos e crônicas desta antologia. Nesta obra, foram reunidas narrativas contando casos alegres ou tristes, muito sérios ou de pura brincadeira, que poderiam ocorrer na vida real, comum e, em geral, familiar ao leitor. Narrativas que divertem e, ao mesmo tempo, permitem reflexão sobre as relações humanas.

Companhia Editora Nacional
Coleção: Patati-patatá
Ilustrações: Ellen Pestili
Ano de edição: 2007
Páginas: 32
Formato: 23 x2 3

Num reino distante, havia um rei profundamente apaixonado por sua esposa. Para agradá-la, ele sempre a presenteava com flores. Mal sabia, porém, que a rainha era alérgica e odiava flores! Conseguirá o rei agradá-la verdadeiramente?

Editora DCL
Ilustrações: Ana Raquel
Ano de edição: 2002
Páginas: 28
Formato: 23,5 x 25

Uma menina sai de casa para passear na mata quando sente um cheirinho de pão quente. Pão quente no meio da mata? Para solucionar esse dilema, a garota desenha uma casinha no ar com o dedo e descobre que o cheiro vem da cozinha da casa, onde encontra uma montanha de pães quentinhos, de todos os formatos: carrinho, castelo, coração, sapato etc. O cheiro é bom, mas o gosto é melhor ainda… Depois da fome vem a sede. E a menina logo providencia uma fonte de leite que brota no meio da sala, E assim ela vai criando as mais diversas peripécias, satisfazendo os seus desejos e a sua imaginação, enfrentando e resolvendo as maiores dificuldades.

Editora DCL
Ilustrações: Marco Vogt
Ano de edição: 1998
Páginas: 24
Formato: 24 x 24

Imagine um spa – aquele lugar onde as pessoas vão para perder peso e ganhar saúde – feito só para os bichos. Lá eles terão de comer como passarinhos e vão acabar andando feito baratas tontas, numa enorme confusão. Esse livro brinca com ditados populares e expressões com os nomes dos bichos, estimulando uma viagem divertida pela Língua Portuguesa.

Formato Editorial
lustrações: Ana Raquel
Ano de edição: 1993
Páginas: 24

Cecília, uma menina simpática, alegre, inteligente, tem um defeito: fala muito, o tempo todo; fala pelos cotovelos. Naturalmente, Cecília incomoda tanto as pessoas que algumas até fogem, mesmo gostando dela, Quando se descobriu um problema nas cordas vocais de Cecília, a saída é uma só: operação. E o grande “castigo”: uma semana sem falar. E agora? O que será de Cecília?

Editora: Caki Books
Conto: Resgate
Ilustração: Marcelo Queiroz
Ano de edição: 2011
Páginas: 98
Formato: 23 x 16,5

Antologia que traz 20 textos e 20 ilustrações de 37 autores da AEILIJ (Associação de escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil) que se uniram para realizar este trabalho. O livro contém contos, crônicas e poesias relacionados a trens.

Editora: Scipione
Coleção: Em família
Ilustrações: Cecília Iwashita
Ano de edição: 1995
Páginas: 16

O primeiro emprego é uma conquista que precisa ser comemorada e partilhada. Ainda bem que tem quem queira escutar sobre esse momento tão especial!

Fora de catálogo

Companhia Editora Nacional
Coleção: Patati-patatá
Ilustrações: Rosinha Campos
Ano de edição: 2007
Páginas: 24
Formato: 23 x 23

Duas meninas, vestindo jeans e camiseta se sentaram no mesmo banco da praça. As duas desempregadas. Apesar de tanta coincidência uma é fada e a outra é bruxa. E o que elas não imaginam é que esse inusitado encontro transformará suas vidas.

Geraldo muda com seus pais para uma nova casa. Ele não gosta muito da ideia, mas, ao descobrir uma portinhola secreta debaixo de sua cama, tem uma fantástica surpresa. Descobre um mundo mágico, onde seus desejos são atendidos! Até quando ele guardará este maravilhoso segredo?